A satisfação principal de viajar de moto não depende da cilindrada de que dispomos, nem da velocidade a que viajamos..." Juan N. Gómez
No "reino" das motos existem variadíssimas espécies diferentes, em termos de motor, quadro, utilização e estética, destinadas a quase todos os fins e a toda a espécie de utilizadores, ao contrário do que acontece com os automóveis actuais, despersonalizados e com estéticas e fins semelhantes.
Podemos dividir as motos em várias categorias, tais como - Turismo, Sport Turismo, Trail, Desportivas, Custom/Cruiser, e Todo-o-terreno (Enduro e Motocross).
Com quase todas se pode praticar o chamado "Mototurismo", ou seja circular ou viajar nas calmas tirando partido das potencialidades de uma moto, mas sem dúvida que são as motos de Turismo, Sport Turismo e as Trail, as mais destinadas para esse fim, pois têm uma ergonomia excelente, com uma posição de condução descontraída e elevada protecção aerodinâmica.
Estrada - Turísticas e Turístico-desportivas
- Aconselha-se uma "motinha" confortável e com boa capacidade de carga, para viagens calmas, como uma Honda Deauville (modelo 2006 aqui) e aqui o teste de 2007 do "Tinho" da MOTOCICLISMO, ou uma Yamaha XJ 900S Diversion que têm a grande vantagem da transmissão por cardan.
- Para distâncias mais longas, para viagens pela Europa o ideal será uma Honda Goldwing 1800 GLX, ou algo do género como a PanEuropean, BMW R 1200 RT, a BMW R 1200 ST, a R 1100 RS (4 cilindros Boxer), a K 1200 GT de 2006 e 2007, e a Yamaha FJR 1300 A/AS (de 2006) que é uma turístico-desportiva rapidinha... Todas com transmissão por cardam.
- Out. 06 - A Kawasaki apresentou a 1400 GTR, uma super turística, que pretende rivalizar com a Honda Pan, as BM e a Yamaha FJR.
- Os fanáticos do conforto podem sempre optar por uma BMW K 1200 LT ou uma Honda GoldWing 1500 6 cilindros. (e a nova GoldWing 1800!)
Têm ainda a hipótese da Yamaha Royal Star Venture. As três com transmissão por cardam e grandes e pesadas.
- Para os mais apressados a escolha ideal estará entre - Ducati ST4, ST3 e ST4S ABS de 2003, a nova Ducati Multistrada, BMW R 1150 RS, BMW K 1200 GT (modelo de 2006), Honda VFR 800, Aprilia SL 1000 Falco ou a nova RST 1000 Futura, Triumph Sprint ST de 2005, e Suzuki GS 750 F ou GSX 600 F.
- Para os muitíssimos apressados existem todas as R, mas como atingem velocidades entre 250 e 300 km/h não travaram a tempo de ficar nesta secção. Ficam para o Valentino Rossi...
- Claro que também se pode viajar com uma Harley, mas isso é para curtir o "American Way of life" (som do motor, vibrações, botas e blusões Easy Rider...). Ainda nas "Custom" destaque para a BMW R 1200 C, que é a única "não HD" que não é uma cópia.
Evidentemente também se viaja com uma utilitária/"Naked" tipo Honda CB 500, as novas (2004) CBF 500/600/600S, Suzuki GS 500 e 600 Bandit, Yamaha FZS 600/1000 Fazer, (e as recentes - de Set. 03 - Fazer FZ6, com motor da R6 menos puxado),as Fazer 2007, XJ 600 ou 900, Kawasaki ZR-7, Ducati Monster, Cagiva Raptor, etc., etc…
17-6-05 - Não resisto a deixar aqui um link para a Yamaha MT-01, pois embora não faça propriamente parte desta secção é uma moto com um design e um aspecto fabuloso e deve ser bem divertida...
24-11-06 - No Salão de Milão (Nov. 06) A Aprilia apresentou a Mana 850, uma belíssima naked de transmissão automática que prefacia o futuro da motos...